Alguém já disse que para alcançar a mente de um aluno o professor deve alcançar seu coração, pois um aluno só pensa bem quando sente-se bem. Também já comentaram que um pouco de indisciplina, conversa paralela, alunos que dormem ou brigam na sala de aula serão encontrados sempre. Afinal, não é só um adulto que tem problemas, as crianças e os jovens também. A diferença é que, via de regra, o adulto sabe resolvê-los, canaliza sua raiva e frustração, diferente da criança e dos adolescentes que ainda estão formando seu caráter e suas convicções. O resultado de tanta energia em ebulição, misturada com hormônios, medos e dificuldades, leva os alunos a apresentarem a tal da indisciplina.
A rotina do suporte pedagógico é permeada por situações adversas dentro do ambiente escolar, pois vivemos apagando incêndios, sendo psicólogo, pai, mãe, amigo e muitas das vezes o chato da escola. Mas é notório que durante a rotina passamos a conhecer melhor a nossa clientela e percebemos que a escola sofre reflexos do meio em que está inserida. As pessoas que rodeiam o aluno, mais propriamente as pessoas da família, influem muito no seu comportamento, pois a criança nasce no seio desta, sendo, portanto, os pais os primeiros educadores. O jovem que não teve momentos de carinho, limite e equilíbrio no seio familiar buscam-os na escola. Por isso o professor não deve deixar impune uma agressão, pois a melhor forma de demonstrar afeto por um aluno é saber dizer-lhe não na hora certa. O jovem deve ter em mente que toda regra estabelecida ou limite imposto deve ser respeitado.
Porém, não basta apenas cobrar e castigar o jovem, é muito importante dar atenção a um aluno que está perdido, bagunçando, transgredindo normas, mesmo que seja lhe outorgando alguma tarefa, ou seja, algum trabalho a concluir em prazo determinado, que lhe exija responsabilidade na execução, pois assim estaria demonstrando que se percebe sua existência, que se preocupa com ele e que este é importante no meio ao qual pertence.
Porém, não basta apenas cobrar e castigar o jovem, é muito importante dar atenção a um aluno que está perdido, bagunçando, transgredindo normas, mesmo que seja lhe outorgando alguma tarefa, ou seja, algum trabalho a concluir em prazo determinado, que lhe exija responsabilidade na execução, pois assim estaria demonstrando que se percebe sua existência, que se preocupa com ele e que este é importante no meio ao qual pertence.
Qual o motivo que leva alguns alunos a demonstrarem um mau comportamento ou adotarem atitudes reprováveis em sala de aula?
9 comentários:
percebemos que a indisciplina muitas vezes é uma continuação da desestrutura familiar, pois a educação não é unica responsabilidade da escola, e sim da familia,que na maioria das vezes falta carinho, atenção e dialago, sendo a escola uma extencão da mesma.
O mau comportamento é resultante do relacionamento familiar pela falta de diálogo. Também as facilidades que o sistema de ensino oferece ao aluno,onde o mesmo consegue passar de ano com facilidade, pois o sistema inerente aprova-os sem restrições à aprendizagem de fato.
Miguel Fábio Medeiros de Sousa
Professor de Geografia do Colégio João XXIII em Colinas do Tocantins.
Acredito que hoje a principal causa da indisciplina em sala de aula é a falta de valores.
Profª Sandra Anschau, Colégio João XXIII - Colinas do Tocantins-TO.
O aluno sente falta de limites, de atenção e precisa ser valorizado.A partir do momento que se delega responsabilidade para este aluno voce consegue que ele sinta a necessidadede de corresponder ao que lhe foi confiado.
Élcio De Marchi, Professor de Educação Física.
A princípio este é um fator relacionando ao aspecto social e educacional, pois ambos são indissociáveis. Embora o planejamento seja um dos recursos para ministrar uma boa aula. Isto faz com que toda regra seja estabelecida, influenciando no processo ensino e aprendizagem.Porém, quando não é vivenciado torna-se de difícil acesso compreender tais mudanças de comportamento.
A princípio este é um fator relacionado ao aspecto social e educacional, pois ambos são indissociáveis. Embora o planejamento seja um dos recursos para ministrar uma boa aula. Isto faz com que toda regra seja estabelecida, influenciando no processo ensino e aprendizagem. Porém, quando não é vivenciado torna-se de difícil acesso compreender tais mudanças de comportamento.
Rosimeire Terezinha Ferrari dos Santos
Coordenadora Pedagógica do Colégio João XXIII - Colinas do Tocantins
Isso acontece pela falta de compromisso do aluno com os estudos, acompanhamento dos pais, falta de metodologia por parte de alguns professores. O aluno precisa sta motivado para o estudo.
Ivone Marta
Coordenadora pedagógica
Colégio João XXIII
Na realidade, essa questão do mau comportamento de alguns alunos em sala de aula ou a prática de atitudes que caracterizamos como reprováveis, pode significar várias coisas. Desde insatisfação e desinteresse desses alunos quanto às aulas ministradas ou mesmo algum problema de ordem pessoal ou familiar. No primeiro caso, o suposto desinteresse pode estar ligado à qualidade da aula e/ou metodologia adotada como também pode ter relação com um fenômeno recente, ainda não compreendido pelos educadores, que é o rebaixamento da Escola como local de criação e disseminação de saberes. No segundo caso, as questões estão relacionadas com um processo social mais abrangente entre as quais está a desestruturação familiar simbolizada em famílias compostas apenas por filhos e pai ou filhos e mãe, sem falar nos casos em que estes são criados por avós. Essa é uma situação que, na maioria das vezes, implica em dificuldades das famílias em acompanhar e participar ativamente do processo educacional de seus filhos, fato que possui desdobramentos negativos sobre a performance e rendimentos dos estudantes.
Eu como aluna, acho e percebo que a falta de indisciplina dos jovens alunos de hoje em dia, tem vários motivos diferenciados.
Como por exemplo a falta de educação dentro da própria casa, o lugar de onde deveria começar a ter disciplina.
Outro motivo é que os pais já fizeram de tudo pelo filho, mas este, se deixa levar pelos más "conselhos" dos "amigos", ao invés do conselhos de seus pais.
Mas claro, muitos motivos levam os jovens á ter grande indisciplina.
Amanda Brenda - Aluna do Colégio João XXIII
Colinas do Tocantins
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